top of page
Foto do escritorBolsa de Valores BEs Agrupamento 3 Elvas

Como aconteceu a nossa adesão à Rede de Escolas contra a Corrupção

No passado dia 28 de outubro, o Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas recebeu um email com um convite irrecusável...


De: Filomena Cravo Enviada: 28 de outubro de 2021 12:15 Assunto: Adesão à Rede de Escolas contra a Corrupção

Caros/as Senhores/as Diretores/as,

Caros/as Coordenadores/as dos Projetos Educativos do CPC,


iniciou-se recentemente um novo ano letivo que esperamos menos conturbado, mas em que subsiste ainda nas escolas a marca dos turnos duplos limitadores dos contactos entre turmas, dos grupos de alunos e de docentes retidos em quarentenas ou do trabalho de recuperação de aprendizagens das crianças e dos jovens que foram sujeitos a longos meses de confinamento. As vivências recentes e as incertezas ainda presentes no nosso quotidiano levaram o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) a articular os seus projetos educativos de modo a simplificar a intervenção das escolas, ajustando o seu envolvimento às circunstâncias atuais. É neste contexto que vos convidamos a inscreverem-se na Rede de Escolas contra a Corrupção (REcC), anunciada no passado dia 9 de dezembro de 2020.

As atividades desenvolvidas por cada membro desta Rede são agora reunidas num único Projeto que se vai desenrolando ao longo do ano, entre novembro e maio, de acordo com o ritmo e os interesses de cada escola/membro, sendo as iniciativas ligadas a projetos como o Mais Vale Prevenir ou o Concurso Imagens contra a Corrupção englobadas agora no plano de intervenção da REcC. Na mesma linha, haverá apenas um único prémio anual (1500 euros), atribuído ao membro que for escolhido pelo Júri nacional em função do desempenho e das evidências do percurso realizado ao longo dos meses de desenvolvimento do seu projeto.

A proposta de adesão à Rede realiza-se através da aceitação dos termos do Acordo em anexo, que deverá ser devidamente assinado e devolvido para recc.cpc@tcontas.pt , até ao próximo dia 12 de novembro. A criação do site, blogue ou canal no Youtube, dedicado à Rede de Escolas Contra a Corrupção, será o espaço onde cada membro publicará as evidências relativas às iniciativas e às diferentes intervenções realizadas, devendo o link de acesso ser enviado para o endereço acima indicado, até ao fim do mês de novembro.

Contamos com a vossa habitual colaboração e envolvimento na preparação de gerações mais conscientes dos malefícios da corrupção, que elejam a integridade, a transparência e a responsabilidade como valores a defender.

Ficamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Com os melhores cumprimentos,


Conselho de Prevenção da Corrupção

Av. Da República, 65 | 1050-189 Lisboa

Tel. 351 217945298 | 968067076

No dia 23 de novembro, na sequência de contacto telefónico entre a Dr.ª Filomena Cravo e a professora bibliotecária Teresa Guerreiro, foi dado um passo importante...


Cara Dr.ª Teresa Guerreiro,

na sequência do nosso contacto telefónico, reencaminho a mensagem, enviada no passado dia 28 de outubro, relativa à adesão à Rede de Escolas contra a Corrupção. As escolas que estão ou estiveram integradas nos projetos do CPC terão apenas que responder a esta mensagem manifestando a sua anuência. O prazo de inscrição foi alargado até dia 30 do corrente mês.

Um abraço, Filomena Cravo Conselho de Prevenção da Corrupção filomenamariacravo@tcontas.pt Av. Da República, 65 | 1050-189 Lisboa Tel. 351 217945298 | 968067076


Foram então encetados os contactos com a Diretora do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas, a professora Fátima Pinto, que rapidamente procedeu à assinatura da manifestação de intenção em integrar a Rede de Escolas contra a Corrupção.

Assim, no dia 29 de novembro, foi enviado, por email, o documento devidamente assinado.


Cara Dr.ª Filomena Cravo,


Segue em anexo a manifestação de anuência do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas visando a sua integração na Rede de Escolas contra a Corrupção.

Assim que tiver a plataforma online pronta, enviar-lhe-ei o link.


Com os melhores cumprimentos

Teresa Guerreiro

Professora Bibliotecária Agr. Escolas n.º3 de Elvas

Para provarmos a veracidade do que aqui contamos, aqui está a prova!



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page