
el@s a Ler
MAIS E MELHOR
O quarto ano do programa a Ler Mais e Melhor conseguiu a dinamização de projetos e atividades para todos os eixos de intervenção:
-
Visibilidade da leitura
-
Leitura recreativa
-
Leitura orientada
-
Socialização da leitura
-
Envolvimento da família
Partilhamos o resumo do ano letivo de 2023-2024.

el@s a LeR + : ANO III
O terceiro ano, aliou a consolidação de projetos e práticas de leitura à inovação, quer pela introdução de novas ações quer pela reorganização e otimização do que já se faz. Assim, destacamos as seguintes ações:


Ler e escrever são competências essenciais na escola, no trabalho, na vida. São muitas as formas de as adquirir e desenvolver. As bibliotecas escolares congregam, divulgam e dinamizam diversos desafios, que envolveram as todas as turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e algumas turmas de secundário.
1.ºCEB: Ser leitor é cool, Pequenos grandes escritores
2.ºCEB: Ser escritor é cool, Ser leitor é cool, Miúdos a votos, XXV concurso de poesia da E.S. D. Sancho II, Uma aventura literária, Histórias da Ajudaris, Concurso Nacional de Leitura
3.ºCEB e SEC: Concurso Nacional de Leitura, XXV concurso de poesia da E.S. D. Sancho II
O Passaporte de Leitura é um documento que cumpre a dupla função de divulgar todos os projetos e ações que as bibliotecas escolares dinamizam e de fazer o registo das mesmas turma a turma.
Foi iniciado na Escola Básica de Vila Boim, com as turmas do 2.º ciclo, e o objetivo é que, nos próximos anos letivos, se alargue aos outros ciclos.
Para ser bem sucedido, requer a estreita colaboração dos Diretores e Delegados de Turma, tendo sido disponibilizado um manual de utilização.


O projeto Escola a Ler visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida. Este projeto vem contribuir para estruturar e colocar sob um mesmo "teto" ideológico as práticas e atividades de leitura que já se faziam.
Ao longo do ano letivo de 2022-2023, foram adquiridos livros, convidaram-se autores a vir conversar com os alunos e a desafiá-los a entrar na aventura de ler e escrever, estabeleceram-se parcerias com a Biblioteca Municipal e o coletivo Autores de Elvas, envolveram-se alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano, de todas as escolas do Agrupamento, criaram-se equipas de leitores, e leu-se na escola e em casa, em formatos impresso e digital.


el@s a LeR + : ANO II


O segundo ano deste projeto contou com as ações anuais que foram iniciadas no ano I (10 minutos a ler, CLE, Já Sei Ler, Leitura em Vai-e-Vem, OPE, Fotografar a Matemática, EFFE-ON, Voz dos Alunos, Projeto de Atividades Alternativas e Complementares, Bolsa de Valores, entre outros) mas vamos destacar algumas ações que consideramos terem sido especialmente impactantes e com resultados que contribuiram para o crescimento pessoal e académico dos alunos. Elas são:
I Assembleia de Escritores de Elvas - consistiu num belíssimo encontro
com 11 escritores de Elvas ou ligados à cidade, para dar a conhecer as
suas obras e promover a reflexão e debate sobre a leitura, a escrita e
o papel da cultura na sociedade. Teve lugar no dia 22 de março, no
auditório da Escola Secundária D. Sancho II e participaram oito turmas
do 10º ao 12º ano. Foi um evento impactante na medida em que constituiu
o arranque para parcerias mais aprofundadas e a preparação de
atividades a desenvolver entre os escritores e os alunos.


Poetas à solta - esta atividade foi o culminar do continuado trabalho de leitura expressiva, em voz alta, aliada à leitura e compreensão textual e à comunicação e expressão corporal, desenvolvido com os alunos do 1.º ao 3.º ciclo, e celebrou o Dia Mundial da Poesia. Poemas perdidos foram espalhados pela escola e quem os encontrou, miúdos e graúdos, devolveu-os à Biblioteca Escolar, não sem antes os ler em voz alta e os partilhar com a comunidade.
Poesia Visual e leitura pelas artes: projeto Palavrografias - ao longo dos meses de março, abril e maio, foi feita a dinamização de sessões de leitura e construção de poemografias, em articulação com as artes, partindo do projeto Paradoxos, de Heduardo Kiesse e com a colaboraçao de Miguel Horta. Participaram as turmas de 5.º, 7.º e 9.º ano e turmas de 11.º e 12.º ano, bem como adultos.



Projeto Cont'arte o Mundo na Raia - Este projeto, dinamizado em outubro, no âmbito do MIBE, encolveu as turmas do 7.ºA e do 9.ºA e as suas famílias e consistiu na recolha e partilha intergeracional de histórias, versos, anedotas, lengalengas tradicionais. Constituiu uma excelente forma de envolver as famílias e as fazer participar ativamente na vida escolar conhecendo simultaneamente os conteúdos, metodologias e práticas educativas dos seus educandos.
Artes de cá e de lá - Em articulação com o PNA - Plano Nacional das Artes e do seu PCE - Projeto Cultural de Escola e com o Departamento de Expressões, os trabalhos gráficos feitos pelos alunos das Escolas Básica de Vila Boim e Secundária D. Sancho II visitam as duas escolas e dão a conhecer o que cada uma faz, havendo visitas dos alunos e reflexão sobre os diversos projetos em exposição, as técnicas e materiais, numa lógica de partilha dos saberes e fazeres.


Ler + Ciência - os 4 elementos - Aliar as ciências às leituras e literacias sempre foi prioritário para as Bibliotecas Escolares. Neste ano letivo, as turmas 5ºA, 6.ºB, 7.ºA, 7.ºB, 9.ºA e 11.ºG desenvolveram projetos de leitura, escrita, pesquisa e uso de várias literacias (pesquisa e seleção da informação, ferramentas TIC, dos media) na dinamização dos trabalhos "O fogo de Prometeu: novos heróis - o planeta e a temperatura", "Ler + espaço: mergulhar com as palavras entre entre estrelas e planetas" e "Ler + Mar: deuses, herois e marinheiros em defesa do mar".
el@s a LeR + : ANO I
Este é o espaço de partilha dos projetos e atividades realizados no âmbito do projeto aLeR+.
O nosso Agrupamento passou a integrar a rede nacional de escolas leitoras durante o ano letivo de 2020-2021.
O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.
As duas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas pretendem reorganizar e agregar os diversos projetos já existentes, de forma a possibilitar a articulação entre eles e entre disciplinas, turmas, anos e ciclos. O objetivo é o de as tornar espaços EL@S - Espaços de Ler Aprender e Saber, através de:
- formação de utilizadores da nova BE, sala de aula do futuro para alunos e professores (a partir da requalificação de que a BE da Escola Básica de Vila Boim foi alvo, melhorando os recursos físicos da BE da Escola Secundária D. Sancho II e consolidando as plataformas digitais das duas BES)
- implementação/ continuação de projetos de índoles diversas, que fortaleçam os saberes dos alunos, promovendo a articulação entre anos e ciclos e a aquisição de competências cidadãs (ex. projetos "Mais vale prevenir", Read-On)
- dinamização de workshops sobre as literacias aplicadas às aprendizagens e aos conteúdos curriculares, para alunos e professores (na BE, em aula ou nas aulas de TIC e Apoio ao Estudo)
- dinamização do laboratório das artes, no âmbito do PNA, que proporcione as aprendizagens curriculares através das artes
- dinamização do laboratório de robótica e programação, na sequência do projeto “Metamorfoses”, dirigido aos alunos do 1º e 2º ciclos
- dinamização de ateliês de trabalho de projeto, que visem as aprendizagens curriculares através de metodologias de trabalho colaborativo (ex. tutorias e mentorias) e de pesquisa e construção criativa do saber
- constituição de comunidades de leitura (ex. projetos "CLE - Clube de Leitura na Escola", "10 Minutos a Ler", "Leituras em Família", Horas do Conto), em formatos adaptados a cada ano/ ciclo de ensino, visando as aprendizagens curriculares e promovendo o prazer da leitura e interação destas com os laboratórios das artes e de robótica e os ateliês de trabalho de projeto.