top of page
Foto do escritorBolsa de Valores BEs Agrupamento 3 Elvas

Ser escritor é cool: os textos selecionados para o 2.º desafio


Os alunos foram desafiados a responder à pergunta do 2.º desafio deste excelente concurso de escrita e partilhamos os textos que foram selecionados.


2.º CICLO:

Todos os dias, quando eu vou à da minha avó, ela está sempre a perguntar o que é o Tik Tok. Quando ela me perguntou o que era o Tik Tok, eu disse o que era:

- Avó, o Tik Tok é uma aplicação com vídeos curtos e engraçados e muitos ajudantes. No Tik Tok, podemos fazer vídeos para o público assistir.

- Como se faz um Tik Tok?

- Instalas a aplicação, o teu número do telemóvel ou o e-mail, depois vais receber um código e com este código crias uma conta. Depois podes seguir os teus amigos e eles a ti. O Tik Tok tem muitas funções, por exemplo: pôr a conta privada ou pública, ver conversar com os teus amigos, vídeos totalmente grátis.

- E o que é isso dos seguidores?

- Tu podes seguir pessoas que não conheces, eles podem seguir-te de volta ou podes entrar em lives que ganham seguidores.

- Para que serve o Tik Tok?

- O Tik Tok serve para ver vídeos das pessoas que te seguem e também existem live hacks, ou seja, coisas que te ajudam no dia-a-dia, como desenhar, pintar, ensinar várias coisas.

- Quando é que o Tik Tok foi criado?

- O Tik Tok foi criado em setembro de 2016 com o primeiro nome musical.ly, que mudou de nome, em 2018, para Tik Tok.

- Agora que eu já sei o que é o Tik Tok, podes instalar-me?

- Sim, posso!

Quando instalei o Tik Tok à avó, ela começou a assistir a vídeos e nunca mais parou de assistir! Será que, um dia, começa a fazer os seus vídeos?

O Tik Tok é para algumas pessoas uma app divertida por causa dos vídeos com música. Mas sabem que mais? Eu não gosto do Tik Tok, porque eu acho que é um pouco seca! Eu prefiro ouvir música completa a algo que demora pouco tempo para acabar. Se não houvesse o Tik Tok, iria criar uma app de vídeos engraçados chamada Mercury 88, assim era melhor e assim as pessoas iam partir-se a rir!


Texto conjunto de:

Aquiles Mendes, do 5.ºB, Eduardo Gandrita, Eva Castanho, Francisco Magarreiro e Maria Beatriz Tarouca, do 5.º A


3.º CICLO:


Tik Tok, para que te quero?


Realmente, a Internet tem os seus convenientes e inconvenientes, como o Tik Tok. Os nossos pais dizem “Sai desse telemóvel!”; “Estás sempre agarrada a isso!” ou “Isso faz-te mal aos olhos!” e não é por mal, devemos ter limites de ecrã por dia, mas e se eu te disser que esta rede social não serve só para vermos cãezinhos fofinhos ou piadas sem graça?

O Tik Tok, para mim, é maior do que o mundo, porque de cada vez que vamos pesquisar sobre algum tema aparece sempre alguma informação.

As redes sociais foram criadas para mostrarmos os nossos talentos a todos, ultrapassar a timidez e transmitir informações importantes, como notícias, por exemplo, ou até conhecimentos.

No meu caso, pesquiso bastante sobre neurodivergência, que é um assunto sobre o qual eu e muitas pessoas tentam saber informação, porque, mesmo assim, hoje em dia é um tema ainda pouco falado. Felizmente, damos sempre um passo de cada vez a caminho do futuro para lutar pelos nossos direitos.

Na pandemia, a população ficou presa em casa sem fazer nada e o Tik Tok ajudou bastante para não encaminhar as pessoas à depressão ou à ansiedade, para além de que os artistas são muito importantes para o bem estar das pessoas, sem eles, estávamos sem inspiração e afundados num poço sem fundo.

O meu sonho é trabalhar na área de artes e não consigo contar quantos assuntos já aprendi no Tik Tok, sobre técnicas de desenho, arte de apresentar e como é trabalhar no mundo artístico.

Será que o Tik Tok também ajuda na escola e no mercado de trabalho, como nas apresentações orais? Claro que sim! Nem imagino quantas pessoas ultrapassaram a timidez, porque em vez de olhar para um extenso público, estão simplesmente a olhar para uma câmara. Também aprendemos sobre outras línguas (principalmente o inglês) e aumentamos o vocabulário, dependendo do que estamos a ver.

Sobre as famosas danças, as pessoas que fazem esse tipo de conteúdo, apesar de parecer fútil, é uma forma de expressão de pessoas que gostam de dançar, mas não conseguem mostrar aos amigos ou à família e em vez de fazerem isso, preferem gravar porque se sentem mais à vontade e postam e têm vários seguidores que adoram!

Eu, sinceramente, não posto nada na rede social, mas, como disse há pouco, aprendi muito sobre as artes, curiosidades sobre o ser humano e a natureza e assuntos sobre autismo, défice de atenção, síndrome de Down e outras deficiências que desconhecia. Por isso, considero que, desde que não exista uma dependência das redes sociais, estas em geral e o Tik Tok em particular, têm bastante utilidade.


Texto de:

Filipa Samarra, do 8°A




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page